quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Glaciares

Conceito de Glaciar
Um glaciar corresponde a uma extensa massa de gelo permanente, a qual pode ocupar grandes extensões como acontece na Antárctida e na Gronelândia, ou ser de menores dimensões como as calotes em superfícies montanhosas ou as línguas glaciares que deslizam lentamente pelas montanhas. A deslocação lenta dos glaciares é provocada pela gravidade, provocando uma acção erosiva (erosão glaciar) sobre a superfície da Terra.
O recuo de numerosos glaciares em todo o mundo é um dos principais sintomas do fenómeno do aquecimento global.


exemplo de um grande glaciar:

Glaciar Upsala 


O Glaciar Upsala é um grande glaciar que cobre um vale composto e alimentado por vários glaciares, no Parque Nacional Los Glaciares, Argentina. O seu nome deve-se ao facto da Universidade de Uppsala (antiga ortografia: Upsala), da Suécia, ter realizado o primeiro levantamento da região no século XX.
Os seus campos de gelo cobrem uma extensão de 870 km². O glaciar possui uma extensão de 60 km (sendo o segundo mais largo da América do Sul), perdendo apenas para o Pio XI por 10 km, e as suas paredes alcançam uma altura entre 60 e 80 metros.
Flui desde o Campo de gelo do sul da Patagónia, o qual também dá origem ao Glaciar Perito Moreno que se encontra na mesma área, até o Lago Argentino. O glaciar Upsala  encontra-se em retrocessso, que pode ser uma evidência de ciclos climticos e geológicos desconhecidos ou de aquecimento global.




Sem comentários:

Enviar um comentário