quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

A história geológica de uma região

O levantamento geológico é um aspecto essencial da geologia de uma dada região, estabelecendo uma fonte de informação necessária e valiosa que pode ser utilizada como recurso nas actividades humanas, por exemplo o conhecimento dos materias geológicos de uma dada região pode ser necessária na determinação de regras para ocupação antrópica desse local, promovendo um efectivo ordenamento do território ou no planeamento da exploração de determinados recurso lá localizados.
A cartografia permite que numa apresentação no plano sejam disponibilizadas informações sobre o relevo (o que existe acima da superficie topográfica), mas também informações sobre os materias que estão debaixo da mesma.
A cartografia geológica é um elemento essencial para a investigação num geólogo, mostrando a distribuição de diferentes rochas e indicando a localização de certos elementos anomalos, bem como estruturas geológicas em profundidade.

      Reflexão:
Este tópico permite compreender melhor qual a importância que a história geológica de uma dada região pode ter no estudo mais aproundado que lá queiramos fazer. Nele referimos o que a cartografia permite e o que ela contem acerca da região em estudo.

Sem comentários:

Enviar um comentário