quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Deriva continental segundo Wegener

A ideia da deriva continental foi proposta pela primeira vez por Alfred Wegener em 1912. Em 1915 publicou o livro "A origem dos Continentes e dos Oceanos", onde propôs a teoria, com base nas formas dos continentes de cada lado do Oceano Atlântico, que pareciam encaixar-se.
Muito tempo antes de Wegener, outros cientistas notaram este facto. A sua sugestão teve origem apenas na similaridade geométrica das costas atuais da Europa e África com as costas da América do Norte e do Sul. Mesmo para os mapas relativamente imperfeitos da época, ficava evidente que havia um bom encaixe entre os continentes. A ideia evidentemente não passou de uma curiosidade que não produziu conseqüências.
A hipótese da deriva continental tornou-se parte de uma teoria maior, a teoria da tectónica de placas.
Alfred Lothar Wegener apresentou esta teoria utilizando aspectos morfológicos, paleoclimáticos, paleontológicos e litológicos.
Com relação às rochas, haveria coincidência das estruturas geológicas nos locais dos possíveis encaixes entre os continentes, tais como a presença de formações geológicas de clima frio nos locais onde hoje imperam climas tropicais ou semi-tropicais. Estas formações, que apresentam muitas similaridades, foram encontradas em localizações como a América do Sul, África e Índia.
As evidências fósseis também são bastante fortes, tanto vegetais como animais. A flora Glossopteris aparece em quase todas as regiões do hemisfério sul, América do Sul, África, Índia, Japão, Austrália e Antárctica. Um réptil terrestre extinto do Triássico, o Cinognatus, aparece na América do Sul e na África e o Lystrosaurus, existe na África, Índia e Antártica. O mesmo acontece com outros répteis de água doce que, evidentemente, não poderiam ter nadado entre os continentes. Se estes fósseis existem em vários continentes distintos que hoje estão separados por milhares de quilómetros de oceano, os continentes deveriam estar unidos, pelo menos durante o período Triássico.
 A hipótese alternativa para estas evidências seria uma hipotética ligação entre os continentes (pontes de terra) que actualmente estariam submersas.
 Actualmente existem seis continentes, sendo eles: América, África, Ásia, Oceania, Europa e Antártica. A teoria de Wegener propunha a existência de uma única massa continental chamada Pangeia, que começou a se dividir a 200 milhões de anos atrás.
Embora Wegener apresentasse provas extremamente fortes da sua teoria da deriva continental, falhava na explicação do mecanismo que seria responsável pela separação dos continentes. Wegner simplesmente denotou que as massas continentais se teriam arrastado sobre a crosta oceânico, separando-se umas das outras, movidas por forças gravitacionais produzidas pela saliência equatorial.
Esta fraqueza do raciocínio de Wegner, fez com que os geólogos e o mundo académico, de uma forma geral, pusessem de lado, pelo menos provisoriamente, a sua teoria.




Fontes: http://100pipocas.blogspot.com/2008/02/argumentos-da-teoria-da-deriva.html ; http://www.slideshare.net/geol12/geologia-12-tema-1

2 comentários:

  1. O video sobre a deria dos continentes é muito bom.
    Seguido do texto com as imagens fica bastante apelativo.

    ResponderEliminar
  2. Uma das primeiras matérias abordadas nas aulas
    pensamos que o video se enquada no teor da matéria e o texto também é importante.
    De forma resumida com este post demonstramos a teoria que nos aborda com o intuito de mostrar que outrora os continentes já estiveram unidos.
    By: Rui e João

    ResponderEliminar