quarta-feira, 18 de maio de 2011

Exploração de recursos hídricos

Recursos Naturais
Desde sempre, o Homem, tem vindo a precisar de retirar, da Natureza, recursos indispensáveis à sua sobrevivência. O avanço da ciência e da tecnologia, permitiu ao Homem ter uma qualidade de vida melhor. Mas, com a intervenção Humana, temos vindo a assistir a profundas alterações do equilíbrio natural dos ecossistemas. Com tudo isto, é necessário fazer uma gestão sustentável dos recursos que a Natureza nos dá. Para conseguir essa gestão, temos de defender aquilo que ainda existe para garantirmos o direito a uma vida saudável e produtiva em harmonia com o meio ambiente.
O que são Recursos Naturais?
Um Recurso Natural é tudo o que existe na Natureza e serve para satisfazer as necessidades da Humanidade. Tendo em conta a sua natureza, os recursos minerais podem-se classificar como:
Recursos Minerais; Recursos Biológicos; Recursos Hídricos; Recursos Energéticos.
Podem ainda dividir-se em Recursos Renováveis e Recursos Não Renováveis.
Recursos Hídricos
Os recursos hídricos constituem a quantidade de água superficial e subterrânea que está à disposição do Homem.
A água doce do planeta é utilizada, com grande desperdício, no consumo doméstico, na agricultura e nas actividades industriais.
Cerca de 10% da água utilizada no Mundo destina-se ao consumo doméstico.
Consequências da utilização dos recursos hídricos
            A água, apesar de ser considerada como um recurso natural renovável, pode vir a ser considerado como um recurso limitado.
            Quanto maior for o consumo de água, maiores serão os riscos da qualidade da água diminuir.
“A água é um património que é necessário proteger, tratar e defender como tal.”
Reflexão: Com este post tentamos dar a conhecer mais um pouco sobre os recursos naturais e focamo-nos sobretudo nos recursos hídricos.

Sem comentários:

Enviar um comentário