quarta-feira, 18 de maio de 2011

Terremoto em Múrcia foi o mais grave da Espanha em 50 anos

Na última quarta-feira, 10 de maio, a província espanhola Múrcia foi atingida por uma sequência de terremotos. O primeiro deles, às 17h05, com magnitude de 4,5 na escala de Richter abalou a cidade de Lorca. O tremor, no entanto, foi seguido por diversas réplicas e a mais grave delas alcançou a uma magnitude de 5,1. O mais grave terremoto registrado na história da Espanha, segundo a Rede Sísmica do Instituto Geográfico Nacional, nos últimos 50 anos.
Os terremotos de maior intensidade no sudoeste da Espanha, como afirma o Instituto Geográfico Nacional, registrados nos últimos 500 anos, atigiram a escala de cinco. O fenômeno, de acordo com especialistas, foi ocasionado a partir do choque de duas placas tectônicas - Península Ibérica e Africana. O movimento contínuo dessas placas da crosta terrestre, conforme explicação científica, é o que transformam o sul da península em uma área sismicamente ativa.
Seus efeitos foram sentidos em Murcia, Albacete e nas províncias andaluza de Almería, Jaén, Granada, Málaga e Sevilla. O técnico de riscos naturais da Delegação do Governo de Múrcia, Sofia Gonzalez, afirmou a impensa internacional que, até o momento, foram encontrados dez mortos, mas centenas de pessoas se feriram a partir dos tremorres.
O número de mortes é inferior ao terremoto que atingiu a província de Granada (Andaluzia), em 20 de abril de 1956, e causou a morte de 12 pessoas. O último tremor com vítimas na Espanha era o de 28 de fevereiro de 1969, no litoral da província de Huelva, que atingiu 7,5 graus de magnitude e deixou quatro mortos. Embora o País registre cerca de 2,5 mil terremotos por ano, apenas 24 deles são sentidos pela população.
Fonte: http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2011/05/12/823123/voce-sabia-terremoto-em-murcia-foi-mais-grave-da-espanha-em-50-anos.html

2 comentários:

  1. Noticia bastante interessante sem duvida , só é pena nao haver uma pequena reflexão sobre o assunto.

    De qualquer modo , boa iniciativa, continuem.

    ResponderEliminar