segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Condições óptimas de fossilização

O conjunto de fenómenos físicos, químicos e biológicos que permite a formação de fósseis, denomina-se fossilização. Contudo, para que estes fenómenos ocorram em conjunto devem verificar-se condições específicas, umas inerentes ao meio, como o tipo de depósito e outras inerentes ao ser vivo.
Nas condições específicas inerentes ao meio para a formação de fósseis, destaca-se a necessidade que após a morte do ser vivo sobre ele se forme um depósito que o isole do meio impedindo a sua destruição. A qualidade do depósito que recobre o ser é também condicionante da fossilização. Quanto mais fino e impermeável for o depósito tanto mais fácil será a fossilização. É uma das razões por que há mais fósseis marinhos e lacustres que terrestres. As temperaturas baixas e o clima seco, impedindo as acções microbianas, também facilitam a fossilização.
Nas condições inerentes ao ser vivo destaca-se a riqueza de substâncias minerais que o constituem, tais como a sílica, os sais de cálcio, etc. Os ossos, dentes e conchas fornecem os melhores fósseis. As unhas, pêlos, penas, chifres, etc., constituídos por uma substância orgânica, a ceratina, raramente se conservam. As partes moles só em casos excepcionais deixam impressões reconhecíveis. Há fósseis em que devido a uma acumulação de circunstâncias (gelo, âmbar, etc.) todo o ser vivo se conserva.

Fonte: http://www.infopedia.pt/$condicoes-de-fossilizacao

2 comentários:

  1. neste post retrata-se as condições necessárias ao melhor desenvolvimento e preservação dos fósseis para serem alvo de estudos mais tarde.
    este post vem como complemento dos apontamentos fornecidos pelo professor.
    By: João e Rui

    ResponderEliminar
  2. Gosto bastante da estrutura do vosso blog.
    Continuem com o excelente trabalho realizado até agora ! :)

    ResponderEliminar