segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Relógios paleontológicos

Através dos dados da litostratigrafia, podemos correlacionar determinados acontecimentos geológicos ocorridos numa dada região. No entanto, quando queremos correlacionar determinado tipo de formações geológicas com outras muito afastadas geograficamente, apenas com base nos dados relativos as suas caracteristicas litológicas, estes tornam-se insuficientes.
A biostratigrafia pode ser considerada uma ciência de fronteira entre a estratigrafia e a paleontologia, tendo como principal objectivo o estudo temporal dos fósseis existentes no registo estratigráfico.
Os fósseis que permitem ao geólogo estabelecer com precisão o periodo de tempo correspondente a um determinado acontecimento são denominados fósseis indicadores estratigráficos, caracteristicos ou de idade.
O principio da identidade paleontológica admite que estratos que possuam o mesmo registo paleontológico são da mesma idade.
Quando um conjunto de camadas apresenta quer verticalmente, quer lateralmente um conteudo fóssil específico susceptível de as individualizar das demais, dizemos que se trata de uma biozona.

1 comentário:

  1. Post que nos indica que os estratos que contenham fósseis da mesma idade relativa são da mesma idade.
    By: João e Rui

    ResponderEliminar