segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Relógios sedimentológicos

A litostratigrafia é uma subdisciplina da estratigrafia que tem por finalidade a descrição e organização sistemática das rochas da crusta terrestre, assim ela procura estudar a evolução geológica de uma dada região, atraves da caracterização de um conjunto de materiais que ai podem ser individualizados, tendo em conta as suas características litológicas, independentemente da sua idade.
Os fósseis que podem estar presentes num determinado estrato são encarados segundo a perspectiva de um estudo litostratigráfico como partículas que servem para definir o corpo rochoso e não têm qualquer significado na datação dessa rocha. No estudo litostratigráfico são definidas unidades litostratigráficas que são estabelecidas a partir das caracteristicas litológicas macroscópicas e paleontológicas dos materiais geológicos estudados. No trabalho  de campo, a unidade litostratigrafica formal que é tida como a base da classificação litostratigráfica é a formação. Esta unidade litostratigráfica corresponde a um estrato ou a uma sequência de estratos que apresentam caracteristicas litológicas, identificadas quer ao nivel de um afloramento, quer através de uma sondagem, sendo, deste modo, susceptivel de ser individualizada das que lhe são contiguas. Uma formaçao deve apresentar continuidade lateral e extensao geografica abranjente para poder ser cartografada, por exemplo, através de levantamentos a escala 1/25000.


3 comentários:

  1. Post muito claro e om matéria abordada de forma sistemática nas aulas não havendo portanto razões para grandes duvidas.
    de forma resumida podemos afirmar que rochas que contenham o mesmo material fossilífero podem ser consideradas da mesma idade.
    By: Rui e João

    ResponderEliminar
  2. da mais antiga a mais recente explique a ordem de deposição das camadas,o tipo de datação,os principais estratigráficos usados

    ResponderEliminar
  3. da mais antiga a mais recente explique a ordem de deposição das camadas,o tipo de datação,os principais estratigráficos usados

    ResponderEliminar